1st Prize Design Competition for School Buildings in Paris

Model

 

A Escola Primária desenvolve-se no piso superior enquanto, no rés-do-chão, o Centro de Lazer e o edifício de Restauração, que constituem a fachada nascente do quarteirão, e a Escola Pré-Primária, que define a fachada sul, se abrem sobre os espaços ajardinados do «Eco-bairro»
Elevada a poente, para resguardar dos ventos dominantes, e rebaixada a sul e a nascente, para deixar penetrar os raios solares, a volumetria dos edifícios é distribuída para cercar e proteger os espaços dos recreios das Escolas e corresponder à escala e ao ritmo das fachadas dos monumentos vizinhos.
Concebidos a partir de estruturas em madeira, os edifícios apresentam características bem definidas para serem considerados de alta qualidade ambiental e corresponderem às normas mais exigentes de um muito alto nível de desempenho ambiental – no que respeita o consumo de energia, a gestão das águas e a escolha dos materiais utilizados.

Final03_21

Topos – Atelier de Arquitectura, Lda. (Jean Pierre Porcher, Margarida Oliveira e Albino Freitas) associados a Barré Lambot Architectes, venceram o concurso de concepção de um grupo de edifícios escolares. Este equipamento reúne uma Escola Primária, uma Escola Pré-Primária, um Centro de Lazer e um edifício de Restauração Escolar com os respectivos arranjos exteriores.
O projecto inscreve-se na filosofia de um plano mais alargado de criação de um «Eco-bairro» que constitui uma aposta urbana essencial, em articulação com os bairros existentes da cidade. Este «Eco-bairro» deverá reforçar a integração do património natural e histórico nomeadamente uma quinta e dois castelos classificados, situados na proximidade imediata da parcela.
A implantação dos edifícios pretende afirmar a continuidade urbana sobre as três fachadas do quarteirão. No ângulo norte, sobre a via principal de distribuição, o pé-direito duplo da sala do Centro de Lazer assinala o equipamento. Ao longo dos campos arborizados que constituem o eixo visual entre os castelos, a fachada poente é entalhada para abrigar e orientar os utentes em direcção às entradas da Escola Primária e da sua sala polivalente pública.