Estes equipamentos, escola pré-primária e escola primária, refeitório, ATL e sala polivalente, inscrevem-se na filosofia de um plano mais alargado de criação de um eco-bairro nos arredores da cidade de Paris.
A volumetria geral defende uma continuidade urbana circundando o quarteirão, esta ideia de recinto, reforça o carácter público do equipamento, apesar de um dimensionamento dos elementos e de uma escolha de materiais que pretendem referir-se às preexistências da Ferme du Génitois, monumento histórico vizinho, bem como à escala da árvore. As fachadas são escavadas e texturadas, para identificar claramente as funções do grupo escolar, para abrigar as principais vias periféricas de acesso, para proporcionar perspectivas, para privatizar os espaços e para estruturar o programa.
Ao introduzir uma linguagem contemporânea feita a partir de um material natural como a madeira, o projecto pretende ser inovador, representativo de uma nova imagem e de uma nova poética ligada à natureza na cidade.
Este projecto, vencedor do 1.º prémio ADEME (Agência Francesa de Gestão do Ambiente e Energia), apresenta características bem definidas para ser considerado de “alta qualidade ambiental” no que diz respeito ao consumo de energia e gestão da água e à escolha dos materiais utilizados.
Este projecto foi realizado em parceria com a agência Barré Lambot de Nantes.